Administração Pública

O curso de Licenciatura em  Administração Pública é criado no âmbito do Decreto 07/09, de 12 de Maio, tendo-se firmado como um dos primeiros cursos técnicos ministrados na região acadêmica.

O Plano Nacional de Formação de Quadros visa alavancar o crescimento e desenvolvimento do país, no domínio estratégico, em que se destacam as ciências sociais, como áreas consideradas deficitárias de formação de quadros superiores, realidade vivenciada na província do Cuanza Norte.

Perante o desenvolvimento das profissões, os actuais desafios que se impõem a nível da formação universitária de Administração Pública e aos resultados do acompanhamento efectuado pós formação, a Instituição iniciou um processo de análise/adequação do seu Currículo de Formação e a sua adequação, às orientações do ISPNd.

Designação do Curso

Curso de Licenciatura em Administração Pública

Breve historial do Curso

O curso de Administração Pública actualizada para Gestão e Administração Pública teve início em 2011 na Província do Cuanza Norte,  inserido no ISPNd , ora Escola Superior Politécnica do Cuanza Norte. Este curso foi concebido no âmbito da expansão universitária e da necessidade de obter quadros graduados que pudessem dar respostas a demanda do mercado regional e local nesta área de conhecimento, conferindo o grau de licenciatura.

Em 2009 foi criada pelo Decreto 07/09, de 12 de maio a VII Região Académica onde está inserida a Universidade Kimpa Vita com as  suas Unidades Orgânicas. O Curso de Gestão e Administração Pública  conferindo grau de licenciatura foi implementado no ISPNd. Até a data actual, o ISPNd  outorgou 383 licenciados em Administração Pública. 

Tempo de duração

O curso de Gestão e Administração Pública tem a duração de 4 anos.

Modalidades de ensino

O curso é ministrado de forma presencial nos períodos laboral e pós laboral respectivamente.

Grau académico que confere

É conferido o grau de Licenciado em Gestão e  Administração Pública.

Titulo académico que confere

É Outorgado o título de Administrador Público.

Área de reconhecimento

O estudante que conclui com aproveitamento em todas as unidades curriculares previstas no plano de estudo, incluindo a defesa pública do Trabalho de fim do curso de Gestão e Administração Pública, é reconhecido como Licenciado em Gestão e Administração Pública. 

Denominação da Unidade Orgânica (UO)

A Unidade Orgânica é denominado de Instituto Superior Politécnico de Ndalatando (ISPNd ).

Objectivo do Curso

Formar profissionais na área  de Gestão e administração Pública, comprometidos com os valores éticos e morais da sociedade, capazes de identificar, analisar e de executar tarefas ligadas a matérias administrativas de Empresas públicas e privadas, conceber sistemas de informação administrativas, transformá-los em informações para a tomada de decisão.

PERFIL DE SAÍDA

A formação dada aos estudantes de Gestão e Administração Pública oferece-lhes-á oportunidades de competências de especialização em Administração,  Gestão, Consultoria e Auditoria administrativas, deliberando assim, as seguintes competências:

  • Habilitar-se em gestão de recursos a toda ordem, mediante exercício de planeamento de organização e de direcção;
  • Prestar  serviços nos organismos do Estado com vocação nos domínios Administrativo e político, a nível central ou local;
  •  Estabelecer relações de intercâmbio administrativo, político e económico ou de consultoria com  empresas públicas de dimensão estratégica, bem como entidades de intervenção pública ao nível do país;
  • Administrar a gestão dos recursos humanos e empreendedora;
  • Prestar assessoria  em Consultoria Administrativa.