Celebração de Aniversário do ISPNd

Instituto Superior Politécnico de Ndalatando, celebrou no passado dia 29 de Outubro (Terça feira), o seu quarto aniversário, desde a transição de Escola Superior Politécnica do Cuanza Norte, a Instituto Superior Politécnico de Ndalatando, abreviadamente conhecido por ISPNd.

À luz do decreto 285/20 de 29 de Outubro, nos termos da alínea b) do artigo 18º, o instituto recebeu a autonomia, deixando de ser uma unidade orgânica da universidade kimpa vita.

O Presidente do Instituto Professor Doutor João Francisco de Sousa Gaspar da Silva, descreveu em seu discurso o inúmero desenvolvimento que hoje podem ser observados a olhos de ver, dos quais, o aumento de mais dois curso (nomeadamente Direito e Enfermagem que revolucionaram os desafios da província principalmente), construção de 4 laboratórios modernos com equipamentos de ponta que visa a dar suporte aos dois cursos de saúde (Enfermagem e Analises Clinicas e Saúde Pública), sala de tribunal simulado para as aulas práticas do curso de Direito, apetrechamento dos Laboratórios de Informática com 40 novos computadores e sala de vídeo conferência e internet “Banda larga” que hoje estão a dar suporte aos trabalhos de Investigação científica.

Para o Doutor Miguel Gola Director Provincial da Educação do Cuanza Norte em representação de sua Excelência Governador do Cuanza Norte, Doutor João Diogo Gaspar.

Durante o seu discurso, reconheceu o esforço do executivo, na pessoa de sua Excelência Senhor Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço que tem investido de tal maneira para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizado.

Destacou igualmente o desempenho do corpo directivo pelas mudanças que têm sido feitas e garantiu que o governo local de tudo fará na criação das condições para o desenvolvimento do instituto em todos os aspectos.

Até a data da sua transformação, o instituto tinha apenas no seu corpo Docente dois (2) Doutores (Ph.D.) actualmente conta com mais de 12 Doutorandos e Mestrandos um número considerável para a componente do ensino Superior.

De igual modo, assinou vários acordos de cooperação com Instituições de Ensino Superior de Excelência no exterior do país, com destaque Moçambique, Portugal e Brasil.

Sob o tema: A Importância da Transformação do Subsistema do Ensino Superior, António Lubiavanga Alenxandre, Doutorando em Sociologia, descreveu em uma palestra as vantagens da passagem da Escola Superior para Instituto Superior.

O evento contou com mais de 200 participantes, dentre eles, Funcionários Docentes e Não Docentes, Estudantes e Convidados representantes do Governo Provincial.

Instituto Superior Politécnico de Ndalatando, Ciência, Desenvolvimento e Consolidação.

Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação Institucional.