Contribuições do Instituto Superior Politécnico de Ndalatando à província do Cuanza-Norte

Os homens passam as Instituições e os seus feitos ficam. Boas atitudes, comportamentos e bons feitos devem ser reconhecidos.

O Instituto Superior Politécnico de Ndalatando é Público vinculado Metodológica e Administrativamente ao Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Ministra os seguintes cursos: Análises Clínicas e Saúde Pública, Administração Pública, Contabilidade e Gestão, Direito, Enfermagem Geral, Engenharia Electrotécnica e Informática de Gestão, para responderem aos perfis de saída dos estudantes do Ensino Médio dos cursos existentes na província e noutras paragens do território nacional, com suporte ao apoio dos diferentes laboratórios de Ensino e Investigação, nomeadamente de Informática, de Enfermagem, de Análises Clínicas e Saúde Pública, realçando ainda a existência de um Tribunal Simulado.
Contribuições:
Maior parte dos técnicos de laboratórios das diferentes Unidades Hospitalares formaram-se no Instituto supramencionado, assim como outros técnicos de saúde.
Os sistemas de gestão académica existentes nos Estabelecimentos de Ensino na província do Cuanza-Norte foram desenvolvidos por um docente e estudantes do referido Instituto, facilitando o controlo eficaz e eficiente da sua estrutura interna.
Na província e noutras paragens existem muitos contabilistas e formadores na Área de Ciências Económicas formados pelo ISPND, assim como muitos formados em Administração Pública asseguram o bom funcionamento das Instituições Públicas em quase todo o território nacional.
Um elemento que devemos trazer à baila é a maquete de criação e colocação de semáforos na cidade de Ndalatando, uma criação original dos estudantes do curso de Engenharia Electrotécnica.
Um dos projectos de investigação em curso e com grande pendor científico, é inerente ao Rio Muembeje, assim como o aspecto relacionado a endemia da cólera que assolou o país para poderem responder às reais necessidades académicas, científicas e e sociais.
De realçar que os cursos de Enfermagem Geral e Direito existem há 2 e 3 anos respectivamente, sem lançamento de quadros no mercado.
Instituto Superior Politécnico de Ndalatando, 05 de Novembro de 2025.